quinta-feira, 30 de julho de 2015

É PRECISO RECLAMAR, PROTESTAR.... (Série 70, 99º)


É PRECISO RECLAMAR, PROTESTAR....

Francisco de Assis Correia



            Lembrei-me do que me confidenciou um padre, meu amigo, que assumiu com lema de sua vida de amor ao próximo: É preciso reclamar, protestar...
            Aconteceu-lhe que estando numa repartição publica, mas estando com pressa e com um “probleminha” de saúde, não fez nada para defender um senhor de idade, pobre e semianalfabeto que fora maltratado por uma funcionária por este não entender o que era preciso fazer para preencher um formulário.
            Quando chegou em casa, à tarde, a imagem do ocorrido não lhe saia da cabeça, e isso se repetiu por vários dias... Dizia para consigo mesmo: Comportei-me como o sacerdote e o levita da parábola do Bom Samaritano. Fui covarde, fui conivente com a opressão e maus tratos daquele senhor. Pedi perdão à Deus e prometi como lema de minha vida de caridade não mais repetir esta cena, pois quando nos omitimos, o mal, a injustiça, o desrespeito aos outros... prosperam e nos tornamos distantes do Reino de Deus.
            Daí, seu proposito ser: É preciso reclamar, protestar, ter a necessária ousadia para não perder o momento propicio (kairós). Não se quer ser herói nem mártir, e sim, não ser covarde ou omisso.
           


*Padre, 70 anos. Pároco emérito. Foi professor de filosofia e de teologia no CEARP. Econtra-se com deficiência visual completa, desde março de 2013. Digitou esse texto Ricardo Rodrigues de Oliveira, enfermeiro cuidador do autor. Serie 70 anos, 99°.

Nenhum comentário:

Postar um comentário