sexta-feira, 22 de abril de 2016

A FOTOGRAFIA (Serie 71 anos, 255°)


            Fotografia, como afirma Houaiss “Arte ou processo de reproduzir imagens sobre uma superfície fotossensível (como um filme), pela ação de energia radiante... 3reprodução ou copia fiel de algo”.
            Reprodução ou copia fiel de algo é o que faz a fotografia ser o que ela é, e as vezes, dizer mais do que ela própria.
            Há pessoas que colecionam fotografias de toda a família e de todos os principais acontecimentos que se deram.
            Hoje, ainda, há muita facilidade em se obtê-la. Diria mesmo, que há como que uma banalização da fotografia. Há pessoas, porém, que guardam fotografia como documento ou como um “santinho”.
            Quanto mais velho vai ficando um padre, mais ele encontra pessoas mais novas que dizem assim: “Pe. na minha casa tem uma fotografia do senhor batizando o meu irmão” e assim por diante...
            Pois não é que outro dia, o barbeiro que me faz a barba toda a semana veio com uma foto de casamento de seu cliente que, feliz pediu-lhe que me trouxesse a foto para lembrança. Não sabia que eu estava cego já ha três anos!
            E como se comenta o retrato: “o Sr. Era bem mais moço... o Sr. usava cabelos baixos... o Sr. Era muito serio, bravo...”
            Ai, perguntei ao barbeiro se o seu freguês continuava casado. Ele respondeu que não. Doenças e atropelos da vida desfizeram a união. Mas mesmo assim ele não se desfez da fotografia!



 Digitou esse texto Ricardo Rodrigues de Oliveira, enfermeiro cuidador do autor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário