sexta-feira, 4 de setembro de 2015

NÃO GOSTARIA QUE MUDASSE O NOME (Serie 71, 5º)


            Quando se esta acostumado a um nome, muda-lo  parece substituir uma coisa pela mesma, sem razão aparente, explico-me, lembro me de Jurucê quando era Sarandy, surpreendi-me enormemente com a mudança a ponto de não me esquecer disso até hoje. A razão que me foi dada é que não podia haver dois nomes iguais. Já havia Sarandy em Rio Grande do Sul, mudou-se a nossa feminina Sarandy por um masculino Jurucê, ou então, quando se mudou o nome de Gaturamo por Vila Bomfim e mais ainda quando se mudou para Bomfim Paulista!
            Mas, mais surpreso fiquei ao saber, que em Santa Catarina há uma cidade com o mesmo nome de Jardinópolis!  A nossa foi em homenagem a Silva Jardim, deputado republicano que morreu no Vesúvio, a de Santa Cataria, é em homenagem ao Jardim que deu inicio a esta cidade. A nossa, ainda bem, livrou-nos de um adjetivo pátrio complicado, os habitantes da então Ilha Grande chamar-se-iam vejam só... Insulares Magnos. Outro perguntaria: Onde fica isso? Em Ilha Grande!


Digitou esse texto Ricardo Rodrigues de Oliveira, enfermeiro cuidador do autor    

Nenhum comentário:

Postar um comentário