domingo, 13 de dezembro de 2015

“A PORTA SANTA” SIMBOLO DO GRANDE PERDÃO (Serie 71 anos, 115°)


            Segundo a Agencia Ecclesia[1], hoje, dia 13/12, o papa Francisco abriu a porta do Ano Santo da catedral de Roma, que é a basílica de São João de latrão.
            Na homilia da missa presidida por ele, o papa afirmou: “Abrimos a Porta Santa, aqui e em todas as catedrais do mundo. Também este simples sinal é um convite à alegria: começa o tempo do grande perdão, é o Jubileu da Misericórdia, é o momento para redescobrir a presença de Deus e a sua ternura de Pai. Deus não ama a rigidez. Ele é Pai, é terno. Faz tudo com a ternura de Pai”.
            Esta foi a terceira Porta Santa aberta por Francisco: a primeira foi a de Bangui, capital da República Centro Africana, a 29 de novembro, depois, a da Basílica de São Pedro, no Vaticano, a 8 de dezembro, abrindo oficialmente o Ano Santo extraordinário da Misericórdia.
            Ao meio dia, à hora do Ângelus na praça de São Pedro, o papa falou: “Como expressão das obras de misericórdia, serão abertas ‘Portas da Misericórdia’ nos lugares de sofrimento e marginalização. A este respeito, saúdo os reclusos das prisões de todo o mundo”.
            E, finalmente, o papa concluiu dizendo: “Deus está ansioso para usar de misericórdia com todos e acolher cada um no terno abraço da reconciliação e do perdão”.


Digitou esse texto Ricardo Rodrigues de Oliveira, enfermeiro cuidador do autor. 






[1] Jubileu: Papa abriu Porta Santa da Catedral de Roma, símbolo do tempo do grande perdão 13/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário