terça-feira, 17 de maio de 2016

A REGRA É SERVIR (Série 71, 280°)

A REGRA É SERVIR

Francisco de Assis Correia*

Na sua homilia de hoje, 17 de maio, na Capela da Casa de Santa Marta, o Papa Francisco disse:
“No caminho que Jesus nos indica o serviço é a regra. O maior é aquele que serve mais, quem está mais a serviço dos outros, e não aquele que se vangloria, que procura o poder, o dinheiro, a vaidade, o orgulho. Esses não são os maiores”.
A partir do Evangelho do dia, um episódio em que os discípulos discutiam sobre “qual deles era o maior”, o Papa observou que o que aconteceu com os apóstolos é uma história que “acontece todos os dias” na Igreja, nas comunidades – paróquias, instituições - com a vontade de “ter poder”.
“Todos nós somos tentados por essas coisas, somos tentados a destruir o outro para subir mais. É uma tentação mundana, mas que divide e destrói a Igreja, não é o Espírito de Jesus”, alertou.
Francisco destacou que Cristo fala sobre “humilhação, morte e redenção”, enquanto os discípulos a “linguagem de alpinistas: Quem subirá mais alto no poder?”.
“Far-nos-á bem pensar nas muitas vezes que vimos isso na Igreja e nas muitas vezes que nós fizemos isso, e pedir ao Senhor que nos ilumine, para entender que o amor pelo mundo, isto é, por este espírito mundano, é inimigo de Deus”, apelou.
O Papa argentino assinalou também a mesma temática a partir de uma passagem da Carta de São Tiago, quando o discípulo adverte para “as paixões pelo poder, para as invejas e os ciúmes”.
“Quando tenho esta vontade mundana de estar com o poder, não de servir, mas de ser servido, não se poupam os meios para conquistá-lo - as fofocas, sujar os outros. A inveja e os ciúmes fazem este caminho e destroem”, desenvolveu, sublinhando que é algo que “acontece hoje” nas instituições da Igreja.
Francisco preveniu que essa é a “vontade do espírito do mundo”, de riqueza, vaidade e orgulho.
“Jesus veio para servir e ensinou o caminho na vida cristã: o serviço e a humildade”, frisou, numa intervenção divulgada pela Rádio Vaticano”.

Citação:
- Agência Ecclesia, 17 de maio de 2016.

Digitou este artigo Vinicius Maniezo Garcia enfermeiro e cuidador do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário