quinta-feira, 8 de outubro de 2015

DOM MARCOS BARBOSA (1915-1997) - (Serie 71, 35°)


Não podia deixar de prestar minha homenagem a Dom Marcos Barboza, neste ano do seu primeiro centenário de nascimento.
A primeira obra que conheci de Dom Marcos foi o Auto “Foi posta a mesa”, escrito para o encerramento do congresso eucarístico internacional do Rio de Janeiro neste mesmo ano.
A professora de português do ginásio de Jardinópolis, era a professora Zaíra Rocha, então solteira, que apresentou este auto com seus alunos de ginásio, na porta da matriz daquela cidade. 60 anos se passaram e ainda me lembro, quer de Dona Zaíra, de quem tornei-me amigo, quer deste auto, que me levou alias, na década de 60, modestamente a escrever alguns autos dos quais nem me lembro de alguns nomes: Auto do Vaticano II; auto do Natal; auto sobre a vocação...
No ultimo auto que eu escrevi, foi “ auto das sete igrejas”, apresentado na Cava do Bosque em 1983.
DOM Marcos Barbosa, OSB, nascido Lauro de Araújo Barbosa (Cristina, MG, 12 de setembro de 1915 – Rio de Janeiro, RJ, 5 de março de 1997) foi um monge beneditino brasileiro e padre católico, escritor, poeta e membro da Academia Brasileira de Letras. Nascido em  Minas Gerais, bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante a vida universitária, participou intensamente do Centro Dom Vital e da Ação Católica Universitária. Ao concluir o curso de direito, iniciou estudos em literatura classicista, que interrompeu ao entrar para a ordem beneditina em 1940, ordenando-se sacerdote em 1946. Escreveu diversas crônicas em jornais e revistas, mantendo uma coluna semanal no Jornal do Brasil. Tornou-se secretário particular de Alceu Amoroso Lima. Foi tradutor das conhecidas obras: O Pequeno Príncipe, O Menino do Dedo Verde , e Marcelino Pão e Vinho. Manteve um programa de rádio na Rádio Jornal do Brasil, intitulado Encontro Marcado.
Entre suas obras, além do mencionado auto soma-se as seguintes.

·      Teatro (1947)
·      Livro do Peregrino (1955)
·      XXXVI Congresso Eucarístico Internacional (1955)
·      A noite será como o dia: autos de Natal (1959)
·      O livro da família cristã (1960)
·      Poemas do Reino de Deus (1961)
·      Mãe nossa, que estais no céu (sem data);
·      Para a noite de Natal: poemas, autos e diálogos (1963)
·      Para preparar e celebrar a Páscoa: autos, diálogos e fogo cênico (1964)
·      Eis que vem o Senhor (1967)
·      O livro de Tobias (1968)
·      Oratório e vitral de São Cristóvão (1969)
·      Um menino nos foi dado, org. de Lúcia Benedetti. In: Teatro infantil (1974)
·      Manifestações de Autonomia Literária: A Escola Mineira e outros movimentos. In: História da Cultura Brasileira (2 vols., 1973-1976)
·      Arte Sacra (1976)
·      Nossos amigos, os Santos (1985)
·      Congonhas, Bíblia de cedro e de pedra, coautoria com Hugo Leal (1987)
·      Um encontro com Deus: Teologia para leigos (1991)
·      As vinte e seis andorinhas (1991)
·      Poemas para crianças e alguns adultos (1994).

Pena que esse genial poeta e escritor com o Concilio Vaticano II não tenha mais acompanhado a evolução da teologia e da Igreja.
      Alceu Amoroso Lima dizia de si mesmo, “em jovem fora bombeiro; velho, fora incendiário”. O contrario aplica-se a Dom Marcos Barbosa

Digitou esse texto Ricardo Rodrigues de Oliveira, enfermeiro cuidador do autor. 

                  

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr. Ricardo Rodrigues de Oliveira! Eu apreciava bastante o programa Encontro Marcado, com Dom Marcos Barbosa, quando transmitido pela Rádio Jornal do Brasil AM. Esse programa sempre iniciava com um prelúdio musical muito bonito, e é justamente isto que venho saber do amigo: o NOME do referido prelúdio.

    Em algum lugar ouvi dizer que se tratava do início da Canção de Bernardete, porém o que encontrei no YouTube com esse nome não 'bate' com a melodia utilizada pela JB no quadro apresentado pelo cardeal arcebispo.

    Será que o amigo se lembraria da música e poderia me ajudar?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. jose norberto barros17 de agosto de 2017 às 15:50

    Como consigo áudio das crônicas de Dom Marcos Barbosa

    ResponderExcluir
  4. Quando criança, o que já faz muito tempo, quando ia passar alguns dias em férias na fazenda São José da Paciencia, na zona rural de Marliéria, MG, onde moravam meu avô paterno e meus tios, aguardava ansioso para ouvi pelas ondas da Rádio Jornal do Brasil, se não me engano, as 8 h da noite, o programa Encontro Marcado com Dom Marcos
    Barbosa que sempre citava passagens do livro o Pequeno Príncipe. Até hoje lembro-se daquela voz suave e que transmitia uma paz que combinava tão bem com o ambiente da Fazenda e sua paisagem bucólica.
    Gostaria de ter a oportunidade de ouvir sua voz gravada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem nos dera ouvir estas gravações. Impagáveis!!!!!

      Excluir
  5. Quando criança, o que já faz muito tempo, quando ia passar alguns dias em férias na fazenda São José da Paciencia, na zona rural de Marliéria, MG, onde moravam meu avô paterno e meus tios, aguardava ansioso para ouvi pelas ondas da Rádio Jornal do Brasil, se não me engano, as 8 h da noite, o programa Encontro Marcado com Dom Marcos
    Barbosa que sempre citava passagens do livro o Pequeno Príncipe. Até hoje lembro-se daquela voz suave e que transmitia uma paz que combinava tão bem com o ambiente da Fazenda e sua paisagem bucólica.
    Gostaria de ter a oportunidade de ouvir sua voz gravada.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo site. Eu sempre ouvia o seu programa Encontro Marcado, na Radio JB AM. Eu ainda tenho alguns poucos scripts do programa, que nos era enviado gratuitamente a quem solicitasse.

    ResponderExcluir
  7. Também tenho muito interesse em ouvir a gravação desta musica que durante muitos anos acompanhou minhas.preces sempre ouvindo o saudoso Dom Marcos Barbosa. Será que posso ter esperança de conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontra a música no YouTube, nessa página: https://www.youtube.com/watch?v=7r2GvvOXxso

      Excluir