terça-feira, 24 de novembro de 2015

VIAGEM DO PAPA À ÁFRICA (1) (Serie 71, 86°)


            O papa Francisco inicia amanhã, dia 25 do corrente, sua viagem à África visitando três países: Quênia, Uganda e República Centro-Africana. Uma viagem temerosa no atual momento, por causa da violência perpetrada por grupos islâmicos radicais!
http://vaticanresources.s3.amazonaws.com/ima
ges%2Fe231f0403515d46f6f4d896e00a3413e_1.jpg
            Muitos especialistas tentaram dissuadir o papa de tal empresa, mas ele próprio respondeu que “suspender a visita à África Central seria dar a vitória aos violentos”1. Até mesmo um teólogo espanhol, coirmão de Ordem e seu amigo pessoal, o Pe. José María Castillo em “Carta aberta e urgente ao Papa Francisco” solicitou-lhe que suspendesse a viagem2.
            Conforme o roteiro divulgado pelo L’osservatore Romano (19 de outubro de 2015) o papa deverá permanecer no Quênia na cidade de Nairóbi (capital), no dia 25 e, aí, deverá ficar até o dia 27.
            “No Quênia, a primeira escala de sua peregrinação, Francisco tem a previsão de oferecer palavras de alento aos cristãos ainda afetados pelo ataque que o grupo al-Shabab perpetrou em abril e no qual morreram quase 150 pessoas em uma universidade queniana, cujos estudantes eram em sua maioria cristãos”3.
            O segundo país a ser visitado é Uganda onde deve chegar no dia 27 em Munyonyo, encontrando-se aí com o presidente da república, com os catequistas e professores.
            No dia 29 seguirá para a República Centro-Africana permanecendo na sua capital, Bangui, onde visitará o presidente do país, o campo de refugiados e os bispos; saudará as comunidades evangélicas na Faculdade de Teologia Evangélica, celebra missa na catedral, onde haverá confissões e vigília de oração.
            Este país é o que causa maior inquietação dada a maior violência causada e quanto a segurança do papa Francisco.
            Rezemos pelo êxito de sua viagem e que sua presença na África traga paz a este continente tão sofrido.



Citações:

1.      “O Papa disse que suspender a visita à África Central seria dar a vitória aos violentos”. IHU ONLINE. 23 de novembro 2015;
2.      Carta aberta e urgente ao Papa Francisco. “Suspenda a viagem!”. IHU ONLINE. 23 de novembro de 2015;

3.      O Papa encontrará uma Igreja africana em alta, mas açoitada pelo extremismo. IHU ONLINE. 24 de novembro de 2015.

Digitou este artigo Vinicius Maniezo Garcia enfermeiro e cuidador do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário