quarta-feira, 16 de março de 2016

MEMÓRIAS DE UM ENGRAXATE (Série 71, 219°)


            Engraxate, ou engraxador, como diz Houaiss, por ofício, é aquele que “engraxa calçados e peças de couro em geral”.
            Desempenhei este ofício dos dez aos doze anos de idade: vestia camisa de manga curta, calça curta, descalço (para não gastar o calçado e quando me dava conta, o mesmo já me não servia; aos dezoito anos, o que calço, hoje: número 44). Quem me fez a caixa de engraxate foi meu pai (marceneiro, carpinteiro, ferreiro...). Andava pelo centro de Jardinópolis tendo com o tempo meus próprios fregueses.
            Aos sábados, pelas nove horas da manhã já saía procurando sapatos para engraxar. Usava duas marcas de graxa: DUAS ANCORAS e NUGGET. Esta última custava mais caro que a primeira e, por isso, seu preço era o dobro da primeira. Por exemplo: a “engraxada” custava dois cruzeiros; com a Nugget, o preço era quatro cruzeiros!
            Ia primeiro à casa de dona Leontina Nappe Elias: ali havia sempre de dois a três pares para serem engraxados. A generosa senhora, não só me pagava o preço devido, mas ainda me dava uma gorjeta. Quando eu fui para o Seminário deixei o ofício de engraxate. Dona Leontina, porém, sempre tinha uns trocados para meus gastos particulares. Abençoada dona Leontina!
            Dalí, ia para a Sorveteria do “Sô” Tunico (Antônio Jacob). Engraxava seus sapatos, no quintal da sua casa bem em frente à porta da cozinha, onde dona Dulce habitualmente fritava deliciosos pasteis. Doce e maternalmente ela me tratava, não me deixando sair sem comer alguns pasteis.
            Depois, ficava ali na esquina e sempre havia fregueses. Num sábado, fiquei muito feliz porque ganhei mais do que meu pai num dia de trabalho. Ele ganhava 80 cruzeiros por dia. Eu ganhei 120 naquele sábado!

            Outra lembrança que guardo, deste tempo de engraxate foi a de um acidente com um caminhão-baú de “A Campineira”, nas proximidades do Córrego Luciano, então estrada velha para Sales Oliveira. Enchi minha caixa de engraxate de bolacha. Nunca tinha comido tanta bolacha!

Digitou este artigo Vinicius Maniezo Garcia enfermeiro e cuidador do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário